27 setembro 2011

KUDURUUUUU!

E aí gente! Seguinte, esses dias que passei "fora" foi por dois motivos: provas e correrias. Dentro dessas correrias vi, ouvi, conheci e dancei alguns ritmos novos. Me interessei em pesquisar mais sobre eles. O primeiro deles foi numa conversa com uma amiga minha que voltou há pouco tempo de Nova York, Lara, e  disse que encontrou com alguns turistas latinos lá escutando Kuduro. É óbvio que Kuduro não é aquela musiquinha do Parangolé, pois AQUILO é Axé. Então, vamos lá...w

Dança de hoje: KUDURU

Um pouco mais sobre:
O Kuduru nasceu em 1996 na Angola. Ele foi criado por Tony Amado.
O Kuduru (tradução do português de "bumbum duro") é uma mistura potente de ritmos tradicionais da percussão angolana à 140Bpm (Descendente do samba brasileiro) e das batidas eletrônica de influência house. Sobre esta base de arranjos inesperados, os Kuduristas colocaram seus textos reivindicatórios. O Kuduru é uma produção eletrônica totalmente africana, um estilo musical único no mundo, 100% angolano.
Para acompanhar estes novos ritmos, Tony Amado também criou uma dança, a batida dura e sensual. Alternando descidas e balanços languidos, esta dança constitui um espetáculo fascinante.
Surgiu como uma dança e posteriormente transformou-se em gênero musical. O nome da dança provém do Kimbundo (língua nacional angolana), ou mesmo como expressão que já supõe o estilo de dançar com o quadril "duro". É original da Angola. Hoje disseminada em Lisboa (Portugal) e está de popularizando no Brasil tendo grupos de dança e bandas do estilo. As letras são simples e possuem um teor humorístico e alegre. Escritas em Português, acrescidas de alguns vocábulos angolanos.

Para quem gosta de malhar:
O Kuduro pode ser uma boa atividade aeróbica, já que seus passos são bem marcados, mexem com a estrutura corporal como um todo e cada coreografia faz a pessoa suar bastante. Então, pra quem quer complementar a malhação tá aí uma boa dica.

Alguns vídeos:
Kuduru no filme Velozes e Furiosos

Videoclipe de Latino e Daddy Kall - Dança Kuduro (versão de Don Omar)
Don Omar e Lucenzo em Danza Kuduro

Canal com vários vídeos de Kuduro

Na ilha:
Fiz uma pesquisa na internet pra ver se na cidade tinha alguma banda ou algum grupo de dança, mas não achei. Se alguém conhecer, fizer parte, quiser se manifestar, pode comentar aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário